quinta-feira, julho 14, 2011

CONVOCAÇÃO DO COMEB

Convocação

A mesa diretora da comissão Pró-UBE (Comissão responsável pela reorganização da União Blumenauense dos Estudantes) convoca todos os delegados e suplentes eleitos em suas respectivas escolas para o Conselho Municipal dos Estudantes de Base.

DATA – 13 de agosto de 2011(Sábado)
HORÁRIO – 14h – LOCAL – Auditório h- 105 FURB

- Início do conselho: 14h: 00min – Tolerância máxima = 14h: 15 min.
- Término da reunião: 18h

Cronograma COMEB

14h- Apresentação da Mesa
Composição da Organização
- Jean Volpato- UBE
- Denner Wiliam – UCES
- Lucas – UBE
- Representantes do IFC
- Derique - Presidente da UCE

14h: 30min – Apresentação sobre a UBE
• Jean

14h: 50min – Apresentação do Instituto Federal Catarinense
• Representante do IFC

15h: 30min – Coffee Break.

15h: 50min – Oficina de Integração de Idéias, formulação de Grupos e discussão e escolha de coordenador do grupo para apresentar o projeto.

*Cada Grupo tem um coordenador
*Tema: Propostas para uma escola Melhor
*Propostas de Sub-Temas: O professor e sua atuação em sala de aula/O aluno e sua atuação em sala de aula/A importância dos grêmios estudantis/ A importância do envolvimento do aluno nas questões que envolvem a escola e a sociedade/Para onde a educação deve evoluir.
Eleições da Comissão Eleitoral/Definir data para o congresso/ Horário e outras providências.

16h: 20min Apresentação dos Grupos

17h: 20min Eleições da Comissão Eleitoral/Definir data para o congresso/ Horário e outras providências.

18h: 00 Finalização do Evento.

Informamos que a Mesa Diretora somente aceitará inversões de Pauta em Casos excepcionais.

Para se cadastrar como delegado envie para e-mail ube.estudantes@gmail.com seu nome, n° de matricula, série e escola. Lembrando que cada sala pode ter um delegado e dois suplentes.


REGIMENTO DO COMEB


CAPÍTULO I – DO COMEB.

Art. 1º - O Conselho Municipal de Entidades de Base (COMEB) da UBE é o fórum de debates e deliberação dos estudantes de educação básica (antigos 1º e 2º graus), profissional e de pré-vestibulares, públicos ou particulares da cidade de Blumenau SC, através de seus Grêmios Estudantis e representantes de escolas. O COMEB é realizado nos termos do artigo 11º do estatuto da UBE.


Art. 2º - O 1º COMEB acontecerá na cidade de Blumenau, Santa Catarina no dia 13 de Agosto de 2011, na localidade da FURB bloco H-105 Auditório, podendo ser adiado em até 30 dias pela diretoria executiva da UBE.

Art.3º - O quórum mínimo de abertura do COMEB é:


I) em primeira convocação, da maioria simples de suas entidades e estudantes credenciados.

II) em segunda convocação, uma hora após a primeira convocação, com presença de
1/3 (um terço) das entidades e estudantes credenciados.

Art. 4º - Participarão do COMEB, com direito a voz e voto, os delegados eleitos de acordo com as normas estabelecidas pelo presente regimento, e com direito a voz todos os estudantes devidamente inscritos.


Art. 5º - O COMEB consistirá de abertura, grupos de discussão e plenária final.


Art. 6º - O COMEB terá seus trabalhos conduzidos por uma Mesa Diretora composta pelo Presidente, pelo Secretário-Geral e pelo Vice –presidente da UBE.


Art. 7º - O COMEB terá como pauta a convocação do VIº Congresso da UBE, a aprovação do regimento do VIº Congresso da UBE e aprovação da Comissão Municipal de Credenciamento e Organização (CMCO) do Congresso.

CAPÍTULO II – DOS DELEGADOS E SUPLENTES:

Art. 8º - Cada Escola do município tem direito a eleger 1 (um) delegado e 2 (dois) suplentes por sala de aula para o COMEB.


Art. 9º - A eleição do delegado e do suplente ocorrerá na sala de aula, eleito pela turma.

CAPÍTULO III – DO CREDENCIAMENTO E DA ORGANIZAÇÃO DO COMEB:

Art. 10º - Cabe a diretoria executiva da UBE receber a documentação das entidades
que querem credenciar-se e participar do COMEB.


Art. 11º - A lista das entidades cadastradas será consolidada em reunião da diretoria executiva da UBE anterior ao 1º COMEB, conforme os termos do artigo 21 do estatuto da UBE.
Parágrafo único – Será publicada no sítio eletrônico oficial da UBE a lista das entidades cadastradas e dos estudantes cadastrados.


Art. 12º - Para efeito de credenciamento, deveram ser entregues à diretoria executiva da UBE, até às 18 horas do dia 10 (dez) de agosto de 2011 (dois mil e onze), os seguintes documentos das entidades pré-credenciadas:


I) Ata padrão de eleição de delegado e suplente do COMEB


Parágrafo 1º - Somente serão aceitos os documentos das entidades que chegarem à diretoria executiva até o dia 10 de agosto de 2011, no endereço da sede política da UBE, situada à Rua Bagé, 476,CEP 89040-160, Velha, Blumenau – SC. A UBE não terá responsabilidade sobre documentos extraviados ou que cheguem fora do prazo referido.


Parágrafo 2º - Só serão aceitos os documentos das entidades e estudantes que serem o documento padrão de eleição da UBE.


Art. 13º - Ao final do credenciamento, a diretoria executiva da UBE irá publicar no sítio eletrônico oficial da UBE a lista das entidades e estudantes credenciadas.


Art. 14º - Os diretores da executiva da UBE poderão impetrar recurso contra o credenciamento de (as) entidade (s) e estudantes no ato da apresentação dos documentos da (s) mesma (s) à mesa de credenciamento.


Parágrafo único: Os recursos serão julgados pela diretoria da UBE em reunião a ser realizada durante o COMEB da UBE.

CAPÍTULO IV - DA VOTAÇÃO

Art. 15º - Para votar, o delegado ao COMEB deve retirar seu crachá apresentando um documento oficial com foto. É permitido ao delegado que tem até 16 anos retirar seu crachá mediante a apresentação da certidão de nascimento original, somada a qualquer documento com foto.


Parágrafo Único – Os horários para entrega das credenciais serão definidos pela diretoria executiva da UBE.


Art. 16º - A credencial do delegado é pessoal e intransferível. O uso por terceiros implicará na anulação imediata da mesma. Não será fornecida segunda via e a perda ou extravio da credencial deverá ser comunicada imediatamente à mesa diretora.


Art. 17º - As votações ao 1º COMEB respeitarão o critério da maioria simples dos delegados presentes.

Parágrafo único: Cabe à mesa diretora aferir o contraste visual nas votações. Não havendo contraste, se realizada a contagem manual dos votos.


Art.18º - As questões Omissas neste regimento serão resolvidas pela executiva da UBE.

3 comentários:

  1. Amigos da UBE:

    Daqui de Porto Alegre fico na espectativa de que a reativação dessa nobre entidade estudantil tenha êxito, para, assim, dar continuidade aos trabalhos de tantas décadas, quando ainda não se falava em Faculdades ou Universidade em Blumenau, e a UBE deu sua contribuição para que a Faculdade de Economia fosse fundada.

    Digo isso porque integrei os quadros aa UBE a partir de 1960, quando fui eleito orador da entidade, e, mais tarde, em 1963, fui eleito Presidente (da UBE), tendo por vice-Presidente o hoje respeitável escritor Roberto Gomes, que reside em Curitiba.

    Um grande abraço a vocês, e sucesso nessa luta pela reativação da UBE.

    Pedro Luso de Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Pedro Luso, agradeço pelas palavras, vocês deram uma importante contribuição para a classe estudantil e toda sociedade ao fundar a União Blumenauense dos Estudantes. Desde já o convido para participar do Conselho Municipal de Entidades de Base COMEB, e se não for possível o convite se estende para o congresso a ser marcado a data no COMEB.Sua presença é de fundamental importância para os esclarecimentos sobre essa entidade histórica.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço aos amigos da UBE pelo convite que me foi feito para participar do Conselho da COMEB, que, sem dúvida, é uma honra para mim.

    Gostaria poder acompanhar esses acontecimentos relacionados com a UBE e com a COMEB, via e-mail.

    Para tanto, deixo o meu e-mail: pedroluso.carv@hotmail.com

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Últimas Notícias

UBE | Blumenau

Estatísticas