domingo, agosto 14, 2011

Primeiro Conselho Municipal de Entidades de Base de Blumenau.

O conselho teve a participação de Grêmios Estudantis e representantes de Turma das Escolas Estaduais e Municipais.

“Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos pensantes e comprometidos possa mudar o mundo: na verdade, a única coisa que já mudou o mundo foi isso.” Foi citanda a frase de Margaret Mead que Jean Volpato representante da Comissão responsável pela organização da União Blumenauense dos Estudantes-UBE iniciou o primeiro Conselho Municipal de Entidades de Base após a apresentação de um vídeo sobre a historia do Movimento estudantil no Brasil. Pela primeira vez em Blumenau, estudantes e grêmios estudantis da cidade se reuniram para discutir os rumos da educação.

O Conselho Municipal de Entidades de Base – COMEB foi realizado pela organização da União Blumenauense dos Estudantes – UBE, aconteceu dia 13 de agosto das 14h às 18h no Auditório da Biblioteca da FURB. Com o lema Grêmio Estudantil um exercício de cidadania, o COMEB teve como missão reunir os alunos para discutirem participação dos estudantes na escola e na sociedade. Participaram do conselho representante de diversas escolas de Blumenau e Grêmios Estudantis da cidade, também esteve presente o representante do Instituto Federal Catarinense, Francisco Sobral que falou sobre a importância de a cidade ter um campus do IFC no município de Blumenau o representante da União Catarinense dos Estudantes, Denner William comentou sobre a conjuntura de atuação da UCES no estado e o membro do comitê Pró-federalização da FURB, Thiago Werner refletiu sobre a importância da federalização da FURB para todos os estudantes e toda a sociedade Blumenauense.

Na ocasião foi discutidos temas como a importância do engajamento dos grêmios na reativação da UBE, a federalização da Furb e a luta pela ampliação de oferta de cursos técnicos gratuitos. Os estudantes comentaram sobre suas participações em suas escolas e sobre a importância que eles veem os grêmios Estudantis, também foi discutido sobre a qualidade do ensino e seus métodos educacionais. Outro objetivo dos estudantes é a melhoria do ambiente escolar, tanto para os alunos como para os professores.


Instrumento de conquistas para os estudantes secundaristas do município, a União Blumenauense dos Estudantes está atualmente desativada. Com o intuito de reverter essa situação e devolver o movimento aos alunos, durante o COMEB foi marcada a data do congresso da UBE, 17 de setembro deste ano no ginastico da escola Pedro Segundo das 14h às 18h.dia que será eleita à nova diretoria que representará os estudantes no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Notícias

UBE | Blumenau

Estatísticas