terça-feira, fevereiro 01, 2011

O Retorno da UBE

Reunião de estudantes discute a reativação da União Blumenauense dos Estudantes
Inoperante a mais de cinco anos, a União Blumenauense dos Estudantes (UBE) sempre teve como lema dar espaço para que os jovens do município pudessem buscar conquistas e cobranças pela qualidade da educação. É com o objetivo de trazer os estudantes para o palco da luta novamente, que estudantes secundaristas, universitários, grêmios estudantis, e outros membros dos movimentos sociais se reuniram na terça-feira do dia 25 de janeiro de 2011, na Plenária da Câmara de Vereadores de Blumenau para discutir a organização dos estudantes secundaristas e a reativação de sua entidade.

Baixa qualidade na educação, falta de autonomia para os grêmios estudantis, a inexistência de espaços de cultura, esporte e lazer no município e pouco incentivo do poder executivo e legislativo para inserção dos jovens nas políticas sociais. Esses e muitos outros motivos levaram os estudantes blumenauenses a tentar reerguer uma entidade que já foi protagonista na luta por uma universidade em Blumenau, pela luta da FURB Federal, pelo passe estudantil e os aumentos abusivos no transporte coletivo da cidade. A UBE que já foi criadora de eventos de cultura e lazer pra juventude e motivo de orgulho e admiração por toda sociedade.

A União Blumenauense dos Estudantes atualmente se encontra desestruturada, há mais de 5 anos não possui uma diretoria e não realiza seu Congresso, deixando assim os estudantes do município sem representatividade e pouca força estudantil. Com o intuito de reativar a UBE, que diversos estudantes da cidade convocaram esta reunião para debater assuntos que vão desde a melhoria da educação, a federalização da FURB, a ampliação de cursos técnicos gratuitos, as necessidades de ampliação do movimento estudantil secundarista, até o conhecimento sobre a história, objetivo, organização e funcionamento da UBE.

Durante o encontro, os estudantes, principalmente os grêmios das escolas Celso Ramos, Santos Dumont e Pedro II, puderam interagir entre si, conhecer as atividades das suas escolas, tirar dúvidas sobre o funcionamento da entidade com antigos diretores da UBE, conhecer um pouco mais da sua história e discutir formas de mobilizar outros estudantes secundaristas e grêmios para a reativação da entidade. Na ocasião foi encaminhada para o final do mês de fevereiro uma nova reunião já com o retorno das aulas, a definir data.

Escrito por: Jean Volpato estudante de jornalismo do IBES/SOCIESC
Revisão: Graziele Justino, psicóloga formada pela FURB, ex-diretora da UBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Notícias

UBE | Blumenau

Estatísticas